"UMA CÂMERA NA MÃO E UMA IDEIA NA CABEÇA"

Glauber Rocha.







domingo, 6 de janeiro de 2013

Histórias Cruzadas (2012)


Acabei de ver o filme "Histórias Cruzadas" e fiquei fascinado. O filme é belíssimo e nos faz pensar e repensar os erros cometidos por conta de preconceitos. É ridículo pensar que em uma fase de nossa história tenhamos tratados nossos irmão de forma tão humilhante e degradante por achar que sua cor de pele definiria sua posição de inferioridade na escala social. É lógico que isso não existe. Eu não estou sendo hipócrita, pois acredito que ainda exista diversos tipos de preconceitos sendo manifestados aqui no Brasil ou em escala global. Não esqueço em nenhum momento o quanto os indígenas e negros da América sofreram desde os primeiros anos da conquista dos europeus. Sei que preconceitos raciais ainda existe, mas as vezes temos que nós lembrar, mesmo através de um filme como os negros sofreram e ainda sofrem por conta desse mal. Só de pensar que havia entradas, lugares, banheiros, ente outros, que eram diferentes para pessoas negras e brancas fico alarmado e envergonhado em saber que nós humanos fomos e ainda somos capazes de tais desumanidades. Em alguns momentos esquecemos que todos somos filhos de Deus e, sendo assim, não deveríamos fazer distinções. Minha mãe trabalhou durante muito tempo como empregada doméstica e tenho o maior orgulho dela, foi através dessa profissão tão honrosa que consegui ter um curso superior. Lembro até hoje, quantas foram as casas que ela trabalhou e quanto ela já foi humilhada, pude ver isso em cada olhar triste que ela trazia em seus olhos ao chegar exausta da longa jornada de trabalho, é evidente que havia pessoas que a tratavam com muito respeito, valorizado o seu trabalho e nunca desmerecendo-a. Os  humanos já cometeram diversos erros como estes ou até maior, mas acredito nos humanos, acredito que a maior parte dos humanos são bons e vou morrer acreditando nisso.



Esse belo filme ganhou três Screen Actors Guild Awards: Melhor Elenco de Cinema; Melhor Atriz de Cinema (Viola Davis); Melhor atriz Coadjuvante de Cinema (Octavia Spencer), vencedor do Globo de Ouro de 
Melhor atriz Coadjuvante de Cinema (Octavia Spencer) e vencedor do 
Oscar de 
Melhor atriz Coadjuvante de Cinema (Octavia Spencer). Ainda recebeu mais três indicações: Melhor Filme; Melhor Atriz (Viola Davis) e Melhor Atriz Coadjuvante (Jessica Chastain).

Sinopse e detalhes
Jackson, pequena cidade no estado do Mississipi, anos 60. Skeeter (Emma Stone) é uma garota da sociedade que retorna determinada a se tornar escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte. Aibileen Clark (Viola Davis), a emprega da melhor amiga de Skeeter, é a primeira a conceder uma entrevista, o que desagrada a sociedade como um todo. Apesar das críticas, Skeeter e Aibileen continuam trabalhando juntas e, aos poucos, conseguem novas adesões.

Veja o Trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário